MESTRE CABECINHA E MESTRE BIMBA 1940




Gravações históricas

No início da década de 1940, os pesquisadores Lorenzo Turner e Franklin Frazier - dois dos primeiros acadêmicos negros norte-americanos - desceram de navio a costa da América, coletando fragmentos de cultura negra nos EUA, Haiti, antilhas inglesas (Jamaica) e Brasil. A idéia era produzir um estudo comparativo entre as culturas dos lugares visitados, e identificar padrões de continuidade cultural entre a África Ocidental e a América - mas os artigos produzidos pela dupla foram considerados superficiais, e praticamente caíram no esquecimento.A boa notícia para nós, capoeiras e capoeiristas, é que entre setembro de 1940 e março de 1941, os dois pesquisadores aportaram na Bahia. E além de visitarem o Gantois e outros terreiros, conseguiram gravar músicas de capoeira regional e angola. Entre as 10 faixas disponíveis, 4 são cantadas por ninguém menos que Mestre Bimba e sua charanga. As outras 6 faixas são cantadas por Mestre Cabecinha - citado na própria gravação como angoleiro, mas cujo nome e fama se perderam no tempo (até onde eu sei).


DOWNLOAD DESTE CD AQUI-

Comentários

  1. CD's, DVD's, Filmes, Livros, Gravações históricas... Sempre que acesso esse blog me sinto entrando num grande sebo, com acervo voltado exclusivamente à capoeira.
    Sei que algumas pessoas podem torcer o nariz para esta comparação, mas é o mais sincero elogio! Sebo para mim é um lugar onde se reunem conhecimento, informação e cultura, através de trabalhos antigos e atuais. Um lugar onde se escondem várias preciosidades.
    Eu já tinha falado isso antes? Se já, não custa repetir, adoro seu trabalho!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

RESPONDA AQUI.

Postagens mais visitadas deste blog

MESTRE ANANIAS

AXE CAPOEIRA MESTRE BARRÂO ,CANADA VOL 1 AO 6