sexta-feira, 31 de julho de 2009

MESTRE CABECINHA E MESTRE BIMBA 1940




Gravações históricas

No início da década de 1940, os pesquisadores Lorenzo Turner e Franklin Frazier - dois dos primeiros acadêmicos negros norte-americanos - desceram de navio a costa da América, coletando fragmentos de cultura negra nos EUA, Haiti, antilhas inglesas (Jamaica) e Brasil. A idéia era produzir um estudo comparativo entre as culturas dos lugares visitados, e identificar padrões de continuidade cultural entre a África Ocidental e a América - mas os artigos produzidos pela dupla foram considerados superficiais, e praticamente caíram no esquecimento.A boa notícia para nós, capoeiras e capoeiristas, é que entre setembro de 1940 e março de 1941, os dois pesquisadores aportaram na Bahia. E além de visitarem o Gantois e outros terreiros, conseguiram gravar músicas de capoeira regional e angola. Entre as 10 faixas disponíveis, 4 são cantadas por ninguém menos que Mestre Bimba e sua charanga. As outras 6 faixas são cantadas por Mestre Cabecinha - citado na própria gravação como angoleiro, mas cujo nome e fama se perderam no tempo (até onde eu sei).


DOWNLOAD DESTE CD AQUI-

Um comentário:

  1. CD's, DVD's, Filmes, Livros, Gravações históricas... Sempre que acesso esse blog me sinto entrando num grande sebo, com acervo voltado exclusivamente à capoeira.
    Sei que algumas pessoas podem torcer o nariz para esta comparação, mas é o mais sincero elogio! Sebo para mim é um lugar onde se reunem conhecimento, informação e cultura, através de trabalhos antigos e atuais. Um lugar onde se escondem várias preciosidades.
    Eu já tinha falado isso antes? Se já, não custa repetir, adoro seu trabalho!

    ResponderExcluir

RESPONDA AQUI.

http://www.disquedenuncia.org.br/

http://www.disquedenuncia.org.br/
LIGUE E DENUNCIE FAÇA SUA PARTE.