quarta-feira, 7 de julho de 2010

HIP HOP CULTURA DE RUA 1988 SOM DAS RUAS GRAVAÇAO HISTORICA


As duas `pedras fundamentais` do rap nacional, lançadas em 1988 com pouquíssimos meses de diferença ( a Cultura de Rua saiu antes), essas duas coletâneas são os primeiros registros fonográficos de grupos de rap brasileiros.


Já existia uma galera em várias partes do Brasil, principalmente em São Paulo, cantando rap, grafitando e dançando break, mas os grupos que entraram nessas duas coletâneas foram os primeiros a chegarem ao vinil, e são representantes legítimos do que era o rap nacional na época.

O que é interessante nessas duas coletâneas são as diferenças `ideológicas` dos grupos presentes nelas, enquanto a Cultura de Rua (da gravadora Eldorado) trouxe grupos que tinham uma abordagem mais `realista` em seu trabalho, a Som das Ruas ( da equipe de som Chic Show em parceria com a gravadora Kaskatas) apresentava grupos com uma temática mais `povão`, e esse era exatamente o dilema que o rap nacional tinha em seu começo.

Curiosamente os grupos das duas coletâneas (e os produtores também) travaram uma verdadeira `guerra` através da imprensa, com cada um falando que a sua coletânea `era a verdadeira`, num bate boca que prova que as discórdias e quebra paus dos dias de hoje não são novidade nenhuma, o barato é assim desde o começo.

20 anos depois, é curioso ver quem das duas coletâneas vingou e desenvolveu um trabalho e quem ficou para trás.

Sonoramente todas as duas coletâneas soam totalmente datadas nos dias de hoje, mas na época fizeram muito bem o seu papel de serem os `cartões de visita` de todo um movimento.

Comecei a ouvir rap mais ou menos nessa época, cheguei a ter uma cópia em vinil do `Cultura de Rua` , que estupidamente troquei em um sebo, nunca mais vi outra cópia desse disco, quem tem, tem, e não empresta, não vende, não faz negócio.

O disco é uma raridade total, pega R$ 100,00 brincando em sebos especializados.

Na mesma época conheci o `Som das Ruas` também, mas nunca nem vi um vinil dele, tinha as músicas em fitas cassete compradas em camelôs, as famosas `fitinhas`!
FONTE=paranoidzine.blogspot.com/
DOWNLOAD DESTE CD AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RESPONDA AQUI.

http://www.disquedenuncia.org.br/

http://www.disquedenuncia.org.br/
LIGUE E DENUNCIE FAÇA SUA PARTE.