MESTRE MARTINS-RJ








HISTORIA-

José Carlos Martins da Silva, nascido em 26 de abril de 1948, na cidade do Rio de Janeiro. Com a infância pobre mornado no Morro do Alemão aprendeu a valorizar as pequenas coisas e as grandes amizades. Na adolescência mudou-se para a Rua Wandenkolk, no bairro de Ramos, e passou a se interessar por atividades físicas ao mesmo tempo em que trabalhava e estudava.
Tendo uma formação com Segundo Grau completo e alguns cursos como inglês e informática (mais tarde), na década de sessenta passou a praticar defesa pessoal e capoeira. Na capoeira aprendeu os primeiros passos com Mestres Deraldo, Manoel, Zé Grande (Grupo Bonfim de Capoeira) e Mestre Vilmar, no Museu Histórico Nacional.
Fundou o Grupo Capoeira Martins em 1968 e inaugurou a Academia oficialmente em 19 de Julho de 1970, num espaço cedido pela Sra. Dolores Moreira de Aguiar, proprietária do terreno. A quadra recebeu o nome de Vovó Dolores em homenagem a esta senhora já falecida.
Nos trinta anos de exercício da atividade já participou de diversas bancas de mestres, realizando palestras em universidades e escolas. Fundador da Federação de Capoeira do Estado do Rio de Janeiro, Federação de Capoeira Desportiva do Estado do Rio de Janeiro, Presidente do Conselho de Mestres e Diretor Cultural da Federação de Capoeira Desportiva do Estado do Rio de Janeiro.
De 1980 até abril de 2000 o Grupo Capoeira Martins participou de 60 competições aproximadamente, tendo vencido 90% destes, classificando-se em primeiro lugar no ranking da Federação de Capoeira Desportiva do Estado do Rio de Janeiro.
Trinta Mestres foram formados pelo Mestre Martins e mais de 20.000 alunos já tiveram a oportunidade de treinar no Grupo Capoeira Martins nestes 30 anos de existência.
Agraciado com o Título de Amigo de Ramos, dado pelo Social Ramos Club, a todos que prestam serviços relevantes à comunidade, Mestre Martins foi homenageado pelo SESC de Ramos pelo mesmo motivo e recebendo três Monções Honrosas, sendo duas da Cidade do Rio de Janeiro e outra de Niterói.Para alcançar o Cordel Branco, o Mestre Martins precisou dar aulas durante 30 anos seguidos ininterrúptos. Passou pelos cordéis verde, verde/amarelo, amarelo, amarelo/azul, azul, verde/amarelo/azul e os cordéis de Mestre branco/verde, branco/amarelo e branco/azul, passando 10 anos em cada graduação de Mestre.
Dentro da Capoeira, Mestre Martins respeita todos os Mestres mais antigos, pede permissão ao Mestre Arthur Emídio para receber o Cordel Branco e cita um grande ídolo que foi Mestre Djalma Bandeira.
Neste dia tão importante com certeza estiveram presentes os Mestres cordel branco Arthur Emídio, Mentirinha, Celso, Mendonça, Baiano, dentre outros, quando o Presidente da Federação de Capoeira Desportiva fizeram a entrega di Diploma de Mestre cordel branco e os alunos formados colocaram na cintura de Mestre martins a graduação máxima da capoeira. Para conseguir completar 30 anos ensinando Capoeira, é importante agradecer as pessoas que acreditaram no trabalho e as pessoas que fazem parte destes direta ou indiretamente.
Mestre Martins é grato a sua aluna e esposa Siomara, que hoje recebe a primeira graduação de mestre, ao pessoa ao apoio (minha mãe Dona Maria), Minha Irmã Rejane, Simone, Selma, Dona Suely, Gorinha, Antonio, Gil e aqueles que sempre contribuíram para o sucesso do Grupo Capoeira Martins, como Dadinho, Cachimbinho, Juarez, Sandra, Dica, Fathal, bem como a força da torcida como Cinara, Tuca, Lili, Anderson, Solange, e muitos outros.






LADAINHAS E ANO EM QUE FORAM COMPOSTAS Sina de Mestre (1986) - Mestre MartinsHino Capoiera Martins (1999) - MartinsO Valor de quem tem (1981) - MartinsDia Lindo (1999) - Mestre Cipriano e MartinsRoda de Capoeira (1975) - MartinsOlho por Olho (1981) - MartinsCorridosNegro da canela fina (1985) - MartinsCigano (1979) - MartinsGanga Zumba (1975) - Martins Canta Mestre BiraTodo de Branco (1982) - MartinsGalo de Fora (1981) - MartinsCapoeira Valente ( 1977) - MartinsFeitor não quer Capoeira (1984) - MartinsGalo Cantou (2003) - Martins e Mestra SiomaraToca o Pandeiro (1999) - Uba Uba, Mestre Azeitona e BaianaVejo um Capoeira - Mestre Khorvão (In memorian)Mulher na Capoeira (1999) Metra Baiana Canta Martins, Siomara e BaianaDespedida (1977) - Martins


DOWNLOAD DESTE CD AQUI- novo link 2009
SITE OFICIAL-

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MESTRE ANANIAS

AXE CAPOEIRA MESTRE BARRÂO ,CANADA VOL 1 AO 6