Livro a herança de mestre Bimba -m/decanio


Titulo do livro: A Herança de Mestre Bimba
Autor: Angelo A. Decanio FilhoCopyright by Angelo A. Decanio FilhoEditoração electrônica do texto; revisão; criação e arte final da capa: Angelo A. Decanio Filho2a Edição (revisada, acrescida de glossario dialetal) 1997
Endereço para correspondência:Angelo A. Decanio FilhoRua Eduardo Dotto, s/n – Vivenda YemanjáPraia de Tubarão – ParipeSalvador - Bahia - BrasilCEP 40801-9700



“Fixando-me outro dia em uma foto do extraordinário Mestre Bimba impressa na contracapa do disco ‘Capoeira Regional’, na qual ele se acha ensinando um aluno a gingar, bem como relendo o livro do Mestre Decânio ‘A Herança de Mestre Bimba – Lógica e Filosofia Africanas da Capoeira’, que considero a Bíblia da Capoeira Regional, deu-me um estalo na cuca e passei a pensar em qual o motivo que levou os Mestres contemporâneos a consentirem que seus alunos aumentassem desproporcionalmente o tamanho do passo do gingado.
Recordei-me de que, quando aluno do Grande Mestre, lá pelos idos de 1946/47 e 48, ele ensinava que a distância do passo do gingado é a mesma do passo normal com que a pessoa anda.
E acentuava que o gingado não é puladinho e sim executado com os pés arrastando no chão.
Não precisa ser profeta para verificar que executando corretamente o gingado na forma explicitada pelo velho Mestre, o capoeirista adquirirá um equilíbrio perfeito, executando com maior agilidade os reflexos e negaças, e também com invulgar eficiência e esforço mínimo os golpes, contragolpes e demais movimentos da Capoeira.
Um outro detalhe importante é o afastamento excessivo entre os capoeiristas durante o jogo. Reparem que eu disse “jogo” e não “luta”. E este afastamento lamentavelmente é gerado pelo tamanho desproporcional do passo do gingado.
É interessante salientar que a beleza e eficiência da Capoeira consiste no fato de os seus praticantes jogarem próximos um do outro, gingando curto com bastante molejo de corpo, executando com precisão a seqüência de golpes e contragolpes, as negaças e saltos da luta, numa sincronização perfeita dos movimentos, sem que se atinjam, e obedecendo rigorosamente à cadência do toque do berimbau.
A exibição circense de saltos ornamentais, acrobáticos e golpes desferidos no ar como se se pretendesse atingir um adversário imaginário, bem como rodopios com a cabeça colada ao chão, embora sejam ‘deslumbrantes’, nada têm a ver com o verdadeiro jogo da Capoeira.
Gente, não seria uma ‘boa’ tentar uma voltinha às origens?...”
* * *




DOWNLOAD DESTE LIVRO AQUI-

Comentários

  1. Muito bom o blogue!! Nos visite também: http://acervoftu.blogspot.com

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

RESPONDA AQUI.

Postagens mais visitadas deste blog

MESTRE ANANIAS

AXE CAPOEIRA MESTRE BARRÂO ,CANADA VOL 1 AO 6