SILVIO ACARAJE- A SAGA DO URUCUNGO


























INSTRUMENTOS
BERIMBAU

É difícil precisar a época em que o berimbau passou a ser indispensável à roda de Capoeira. Até o século XIX, jogava-se apenas ao som dos atabaques.Em publicação de 1834, Jean-Baptiste Debret diz que o berimbau era tocado por ambulantes para atrair a atenção de fregueses. Para o etnomusicólogo Tiago de Oliveira Pinto, o berimbau é um instrumento de origem centro-africana que foi incorporado ao jogo da Capoeira com sucesso, pois outros instrumentos africanos trazidos para o Brasil não tiveram a mesma sorte.Em Cuba, o berimbau é conhecido como "burumbumba" e é usado em rituais de necromancia(adivinhação através de espíritos mortos).Conta Mestre Pastinha que o berimbau também era usado como arma. Os capoeiras colocavam uma faca na ponta do instrumento e atacavam os policiais que os perseguiam. Nesses momentos, o berimbau transformava-se em foice de mão.Os berimbaus são de três tipos: "Viola"(agudo), "médio"(solo), "berra-boi"(grave), determinados pelo tamanho da cabaça.No jogo da Capoeira Angola, são utilizados três berimbaus. Os toques característicos desse estilo são os seguintes: São Bento Pequeno, Angola e São Bento Grande.Na Capoeira Regional de Mestre Bimba, utiliza-se apenas um berimbau. O toque de São Bento Grande(diferente do toque de São Bento Grande de Angola) é o mais característico da Capoeira Regional.Os toques é que ditam o estilo do jogo, o ritmo em que deve ser jogado. Ditam também quem deve jogar. O toque de Iúna, por exemplo, é só para alunos formados (Bimba, em geral, não formava mestres e sim alunos e só estes últimos é que podiam jogar na Iúna) e, segundo relatos, foi criado para homenagear mestres que já morreram. No entanto, no Rio de Janeiro só jogam os mestres quando Iúna é tocado. Ditam também como deve ser jogada a Capoeira, por exemplo, o toque Santa Maria que deve ser jogado sem colocar as mãos no chão.O berimbau mais conhecido e usado atualmente é o berimbau de barriga, que recebe esse nome por ser tocado encostado na barriga, mas existe o berimbau de beiço ou de boca também conhecido como "marimbau" ou "marimba", é um pequeno instrumento de metal arqueado em forma de diapasão sem cabo, que os escravos usavam preso aos dentes, com os quais faziam soar as pontas do metal. O formato de diapasão sem cabo é semelhante a um grampo de cabelo, porém um pouco maior. A caixa de ressonância é a própria boca do tocador.Atualmente, o berimbau de boca não é mais usado, apesar de alguns mestres antigos, especialmente de Capoeira Angola ainda saberem tocá-lo.As partes de um berimbau são: CAXIXI:
O caxixi é uma pequena cesta de palha, com fundo de couro, usada como chocalho. Tem de 10 a 15 centímetros de altura, cerca de 6 centímetros de diamêtro na base(essas medidas variam) e um recheio de sementes, pedrinhas ou pequenos búzios.
DOBRÃO:
O dobrão, nome tomado da moeda de 40 réis, é uma peça de cobre com aproximadamente 5 centímetros de diâmetro. No entanto, utiliza-se também pedra-sabão ao invés do dobrão.
BAQUETA:
A baqueta ou vaqueta é uma vara de madeira com cerca de 40 centímetros de comprimento, sendo fina ou grossa. Alguns capoeiristas passam verniz na baqueta.
CABAÇA:
A cabaça é a caixa de ressonância. Feita com o fruto da cabaceira, árvore comum no Norte e no Nordeste, pode ser oval(coité) ou pode ser formada por duas partes ,quase que arredondadas, interligadas. Depois de seca e cortada, tiram-se as sementes antes de ser lixada.
CORDA:
A corda já foi um cipó, um fio de latão, um arame de cerca e mais recentemente, fios de aço retirados de pneus. O mais comum, hoje, é usar o aço vendido em carretéis.
PANDEIRO:
Para alguns estudiosos, o pandeiro é um dos instrumentos africanos vindos para o Brasil. Mas sua origem pode estar entre os hindus, uma vez que o pandeiro é um dos mais antigos instrumentos musicais da "velha Índia".No Brasil, trazido pelos portugueses, o pandeiro fazia parte da primeira procissão de Corpus Christi, realizada na Bahia, em 13 de junho de 1549.Depois disso, o negro aproveitou o pandeiro para as suas festas. Em Cuba, existem pandeiros específicos para orixá, como é o caso de Ereu.
ATABAQUE:
Termo de origem árabe, o atabaque já era usado na poética medieval e era um dos instrumentos preferidos dos reis, que o utilizavam em festas e nos conjuntos musicais. O atabaque foi muito difundido na África, mas, segundo Waldeloir do Rego, foi trazido para o Brasil por "mãos portuguesas". Num primeiro momento, o atabaque era usado em festas religiosas. Por algum tempo, foi abolido das rodas de Capoeira. Para Bimba, era uma forma das pessoas não acharem que a Capoeira tinha elementos do candomblé.É geralmente feito de madeira de lei como o jacarandá, cedro ou mogno cortada em ripas largas e presas umas às outras com arcos de ferro de diferentes diâmetros que, de baixo para cima dão ao instrumento uma forma cônico-cilíndrica, na parte superior, a mais larga, são colocadas "travas" que prendem um pedaço de couro de boi bem curtido e muito bem esticado.
RECO-RECO:
O reco-reco é um instrumento utilizado na Capoeira Angola. Reco-reco antigamente não é como os de hoje, era feito com o fruto da cabaceira (mesmo da cabaça do berimbau), das que fossem cumpridas, então era serrado, na superfície, fazendo-se vários cortes, não muito profundos, um do lado do outro, onde era esfregado a baqueta, como nos reco-reco dos dias de hoje. Hoje são feitos de gomos de bambu ou de madeira.
AGOGÔ:
Instrumento de origem africana composto de um pequeno arco, uma alça de metal com um "cone" metálico em cada uma das pontas, estes "cones" são de tamanhos diferentes, portanto produzindo sons diferentes que também são produzidos com o auxílio de um ferrinho que é batido nos "cones". O agogô é um instrumento utilizado na Capoeira Angola.TOQUES DE CAPOEIRA ANGOLA
ANGOLA
É o toque para um jogo de dentro lento rasteiro, praticado com a mão no chão, chamado jogo de angola, onde o capoeirista mostra força e equilíbrio; é jogo solto de mandingueiro. Essa é a origem da capoeira.
SÃO BENTO GRANDE
Toque para jogo de dentro ligeiro, chamado jogo de angola, onde o capoeirista mostra força e equilíbrio; é jogo solto de mandingueiro. Essa é a origem da capoeira.
SÃO BENTO PEQUENO
Toque para jogo de dentro médio, chamado jogo de angola, onde o capoeirista mostra força e equilíbrio; é jogo solto de mandingueiro. Essa é a origem da capoeira.
TOQUES DE CAPOEIRA REGIONAL
SÃO BENTO GRANDE DE BIMBA
Como o nome já diz, é o toque de Bimba, pois é um tipo de variação diferente que mestre Bimba criou em cima do toque original de São Bento Grande. É o hino da Capoeira Regional Baiana.
BANGUELA
Toque para jogo compassado, curtido, malicioso e floreado. Jogode dentro, corpo a corpo. Treinado para defesa de arma branca.
CAVALARIA
É o toque de alerta máximo ao capoeirista. É usado para avisar o perigo no jogo, a violência e a discórdia na roda. Na época da escravidão, era usada para avisar aos negros capoeiras da chegada do feitor e na República, quando a capoeira foi proibida, os capoeiristas usavam a "cavalaria" para chegar da chegada da polícia montada, ou seja, da cavalaria.
OUTROS TOQUES
Estes e outros toques que não foram citados, são toques usados para florear, enfeitar, e dar andamento à roda, geralmente são usados em eventos e festas de capoeira para esticar a duração do jogo quando se preparam outras atrações durante o acontecimento da roda.É essencial a um bom capoeira que domine com perfeição todos os toques que conseguir.
IÚNA
É usado apenas para o jogo dos mestres. Neste toque, aluno é platéia, não joga nem bate palmas, jogam apenas os mestres e contra-mestres e algum instrutor, professor ou aluno graduado se, por ventura, seu mestre autorizar e lhe ceder a vez de jogar. No toque de Iúna não há canto.
SANTA MARIA
É o toque para anunciar jogo de navalha; os capoeiristas seguram cada um uma navalha no pé ou na mão e jogam uma capoeira lenta e mandingada. Jogo preso com muitas fintadas, invertidas e "crocodilagens".
JOGO DE DENTRO
Toque muito rápido que exige que os capoeiristas joguem o mais próximo possível um do outro. Alguns grupos usam este toque para o encerramento da roda, com " jogo de compra" entre os jogadores e que é acompanhado por palmas. Nesse momento,em nossas rodas, não é necessário cantar, para que a atenção da assistência fique ainda mais concentrada nos jogadores, além do que, deixe também em evidência, o "swing" da bateria.
ANGOLINHA
É uma variação pouco mais rápida do toque de angola, serve para aumentar o ritmo quando vai mudar o jogo.
LAMENTO
É o toque fúnebre da capoeira. Usado apenas em funerais de mestres.
AMAZONAS
É o toque festivo, usado para saudar mestres visitantes de outros lugares e seus respectivos alunos. É usado em batizados e encontros.
MACULELÊ
É o toque usado para a "Dança do Maculelê", ou para o jogo do porrete, faca ou facão.
IDALINA
É um toque lento, mas de batida forte, que também é usado para o jogo de faca ou facão.
SAMBA DE RODA
Como o próprio nome sugere, é um toque onde as mulheres da roda começam a sambar e mostrar, de forma sutil, toda sua sensualidade, o que é muito convidativo para que os capoeiristas "caiam" no samba. Geralmente usa-se após o encerramento da roda.
GEGY
É um toque vigoroso. O jogo da capoeira é em Angola, a diferença está no toque do berimbau, no repique, onde predomina a influência do Gegy-Nagô.
DANDARA
Criação de Silvio Acarajé em homenagem às mulheres que praticam capoeira.Dandara de acordo com os registros de Palmares foi o grande amor de Zumbi, o Rei dos Quilombos dos Palmares.
APANHA LARANJA NO CHÃO TICO TICO
Toque para jogo de apresentação em que os capoeiristas apanham dinheiro no chão com a boca.
AVISO
Toque para denuciar a presença do senhor de engenho, capitão-do-mato ou capataz.
SAMANGO
Criação de Mestre Canjiquinha. É lutado de lado, tem a presença de poucos movimentos. Sua característica de manifestação é a chapa giratória, a chapa de lado, rasteira e vôo de morcego.

DOWNLOAD DESTE CD-

Comentários

  1. o link pra baixar o cd tá inválido,alguém poderia postar novamente os cd's do silvio???
    obrigado

    ResponderExcluir

Postar um comentário

RESPONDA AQUI.

Postagens mais visitadas deste blog

MESTRE ANANIAS

AXE CAPOEIRA MESTRE BARRÂO ,CANADA VOL 1 AO 6