MESTRE CAMALEAO- VAI NA PAZ DE DEUS




Quem conhece o Mestre Camaleão e o Prof. Pernalonga sabe que ambos são abençoados com um canto cheio de magia, dendê e axé. O título escolhido para o CD do Camaleão não poderia ser outro: Vai na Paz de Deus! Camaleão é um angoleiro criativo, joga como ninguém, com movimentações inesperadas e inexplicáveis do ponto de vista físico. Quando joga, parece estar fazendo com o corpo o que se faz com um novelo de lã. Desenrola aqui, joga pra lá, dá um nó nos camaradas apenas pelo prazer de fazer o povo ser contagiado e se divertir. O que realmente acontece! Como diz Mestre André Lacé, Camaleão é um filósofo nato. Quando pega a cantar e a falar sobre Capoeira, deixa até “dotô” sem palavra.
É de Camaleão a ladainha que critica a regulamentação da capoeira e essa história de CREF-CONFEF tentando escravizar o Capoeira:
Andam dizendo por aíQue uma lei já se formouPra regulamentar a CapoeiraIsso é coisa de doutorQuem elaborou essa leiCapoeira não jogouA Capoeira nasceu no guetoE o mundo já ganhouA Capoeira está livreDeste sistema opressorPara ser bom CapoeiraNão é preciso ser doutorTodo Mestre é doutoradoNesta arte, meu sinhor...
Vai na paz de Deus é também um corrido de autoria do Camaleão. Eu estive presente no espaço do Mestre Marrom (este é o do Rio) quando Camaleão cantou-o pela primeira vez, em outubro de 2001. Ali, enquanto tomávamos uma cerveja, logo após o término da tradicional roda de 6a feira, no Copaleme (Ladeira Ary Barroso), perguntei para o Camaleão de onde veio a inspiração para tal corrido. E ele disse “Miltinho, eu estava passando por uma igreja evangélica, de pandeiro não mão, e ouvi os crentes falando um para o outro: vai na paz de Deus... E dali já saí cantando e batendo no pandeiro: Vai na paz de Deus, vai na paz de Deus, vadiá, vai na paz de Deus, vadiá eu vim na paz de Deus, vadiá...”.
DOWNLOAD DESTE CD-

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MESTRE ANANIAS

AXE CAPOEIRA MESTRE BARRÂO ,CANADA VOL 1 AO 6